O Caralhinho Cor-de-Rosa: breve história do "PIN-UP"

terça-feira, agosto 09, 2005

breve história do "PIN-UP"

Um "pin-up" é uma imagem que mostra uma visão completa do seu sujeito contendo um elemento de um tema ou de alguma história. a mulher num pin-up está normalmente vestida com um traje revelador das formas do corpo - seja algo que possa ser usado em público (fato-de-banho por exemplo) ou algo mais provocador e intimo ( por exemplo: lingerie). Por vezes uma pin-up pode ser mostrada nua, mas esta é ua excepção e não a regra.
GIBSON GIRLO antepssado moderno da "pin-up" pode ser traçado até à Gibson Girl na América, que fez a sua estreia em 1887 e aos posters de "art nouveau" de Alphonso Mucha e Jules Chéret. O artista de postais de pin-ups, Raphael Kirchner, contribuiu também para a fixação da "pretty girl". O pin-up começou a ser publicitariamente aceite, e asua popularidade cresceu com "Psyche at Natures Mirror" de Paul Thumann, publicada em 1893, mais tarde, as bebeidas White Rock adoptaram a imagem como trademark e em 1947 "psyche" aparecia nas festas em topless.Com a viragem do século os calendários eram a forma mais proeminente de "pin-up's", especialmente o trabalho de Angelo Asti, em 1913 o nú controverso dSEPTEMBER MORNe "september morn", de Paul Chabas, era censurado pela "Sociedade para a Supressão do Vício de Nova Iorque". Por volta dos anos 20 a ilustração vivia os seus dias de oiro, a nova industria cinematografica fazia com que as pessoas procurassem mais revistas para acompanharem o dia-a-dia dos seus heróis do celulóide. As grandes empresas procuravam os artistas das ilustrações para que criassem algo com que as pessoas se identificassem. A cultura popular evoluia para o voyeurismo proibido e para as fantasias das revistas de contos eróticos e para os romances, - a revista Esquire publicava periódicamente os seus pin-ups, assim como a Cosmopolitan, o Saturday Evening Post e outros - e a atenção dada às mulheres cada vez mais desnudadas das ilustrações era cada vez maior.

O pin-up tornou-se popular durante a "ª Guerra Mundial, quando imagens de Betty Grabble e Rita Hayworth acompanharam os Soldados norte-americanos para a guerra na Europa. As fotos eram uma lembrança daquilo pelo qual lutavam. Era a arte da "good girl".
No oposto aparecia a arte da "bad girl". Eram miudas e eram más, mais nada. O pin-up da "bad girl" tinha a ver com os personagens dos "comics" sexualmente explícitos.

(continua...)

1 Comments:

  • oi, eu andei lendo sobre o que você escreveu a respeito das pin ups e gostaria de saber se você pode me passar as bibliografias de onde tirou as informações, se foi de livros ou somente sites? Por favor me responda ao email themset@yahoo.com.br fico na espera! até mais

    arrefinfado por Anonymous Anónimo, a sexta-feira, março 20, 2009 1:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home